leigos.pt


Comissão
Secretariado
Associações
Família
Juventude
Ensino Superior
Contactos

 

 
Notícias
Documentos
 
Sydney 2008
Semana da Vida
Jornadas Nacionais Pastoral Familiar
Vaticano
Conselho Pontífício para os Leigos
Conselho Pontifício para a Família
Agência Ecclesia
Anuário


Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar
Fátima, 16 de Novembro de 2008

ATINGIDOS PELO AMOR

O DESAFIO DA ESPERANÇA EM CONTEXTO FAMILIAR 

Coordenadas para os trabalhos de Grupo

  1. Tendo presente a reflexão desenvolvida ao longo do dia, façam uma leitura da realidade cultural na qual estamos inseridos. Que oportunidades se podem identificar para a realidade familiar, tal como a queremos viver à luz da nossa fé? Que respostas se podem protagonizar perante os desafios que se levantam?
  1. A pregação (anúncio) e a formação (catequese) são dois dos grandes pilares a partir dos quais se foi fazendo o percurso da reflexão cristã (a celebração é o terceiro). Face aos desafios e oportunidades que hoje se levantam à realidade familiar, que formas de anúncio devemos ser capazes de protagonizar? E que propostas de formação? Em que contextos?
  1. A celebração é um dos grandes pilares a partir dos quais se foi fazendo o percurso da reflexão cristã (a pregação e a formação constituem os outros dois). Face aos desafios e oportunidades que hoje se levantam à realidade familiar que propostas de celebração podemos fazer no âmbito familiar? E no âmbito das nossas comunidades? E no âmbito da nossa sociedade?
  1. Tendo em conta a reflexão realizada ao longo do dia, comente a seguinte afirmação: “Para o bem e para o mal, na família – em toda a família -, sempre tem existido uma ou outra forma de confronto e tensão entre o «nós» familiar e o «eu» de cada um dos seus membros”.
    Será possível e desejável ultrapassar esta tensão? Como utilizá-la em favor do crescimento familiar e pessoal?
  1. O cristianismo não pode ser hoje uma opção para uso exclusivo de cada um. O acreditar em Jesus Cristo exige de cada um de nós e da comunidade crente o compromisso com a construção da história humana. Neste contexto, e ao nível da realidade familiar, que atitudes, comportamentos e compromissos, somos hoje chamados a assumir.

 

Comissão Episcopal do Laicado e Família da Conferência Episcopal Portuguesa.
Autorizada a reprodução dos conteúdos.