leigos.pt


Comissão
Secretariado
Associações
Família
Juventude
Ensino Superior
Contactos

 

 
Notícias
Documentos
 
Sydney 2008
Semana da Vida
Jornadas Nacionais Pastoral Familiar
Vaticano
Conselho Pontífício para os Leigos
Conselho Pontifício para a Família
Agência Ecclesia
Anuário


O papel da família cristã no mundo global
 

A família cristã deve "ser capaz de se manter aberta para a vida e assimilar as mudanças desde que não firam a sua identidade cristã" - afirmou o bispo emérito de Coimbra, D. João Alves, que hoje abriu a 19ª edição das Jornadas Nacionais de Pastoral Familiar, a decorrer em Fátima. Subordinadas ao tema "Identidade e valores da família numa sociedade global”, estas jornadas tem como objectivo proporcionar uma ocasião de reflexão, análise e aprofundamento sobre as principais questões da Família no momento actual.

Na intervenção, D. João Alves realça que cabe à hierarquia o papel de "ajudar a família cristã a consciencializar o mais possível a sua identidade" católica num mundo cada vez mais globalizado mas também tolerante em relação às mudanças sociais. Em papéis colocados à entrada do encontro, os participantes eram desafiados a escrever quais as principais ameaças da globalização à família cristã.

Nesses cartazes podia ler-se expressões como a "insegurança", "perda de valores", o "estado laico", a "dispersão" das pessoas ou o "individualismo".

Apesar de a família cristã permanecer "no essencial da sua natureza, da sua vocação e da sua missão", "em certos aspectos que não são os estruturantes, ela atrasou-se em questões como a sua função educativa ou a maneira de entender a relação com as outras famílias" não cristãs - considerou o bispo emérito de Coimbra. Os católicos, que compunham a maior parte das famílias da sociedade portuguesa no passado recente, têm agora "dificuldades" em relacionar-se numa "sociedade pluralista em que há famílias de cristãos" mas também agregados de outras culturas e religiões.

Por seu turno, Benjamim Ferreira, director do Secretariado dos Leigos e Família, recordou que os "valores da família cristã são universais" até porque "têm uma base antropológica muito forte". Cabe agora à família católica o papel de "ser testemunho de um ideal de vida" que "continua a ser actual", disse.

Ecclesia/Lusa
20/10/2007

 

Comissão Episcopal do Laicado e Família da Conferência Episcopal Portuguesa.
Autorizada a reprodução dos conteúdos.