Bento XVI assegura sua viva participação no Encontro Mundial das Famílias
Confia a Nossa Senhora o bom andamento do evento
Bento XVI confiou neste domingo a Maria, rainha da Família, o VI Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá na Cidade do México, de 13 a 18 de janeiro.
Hoje ao meio-dia, na janela de seu apartamento no Palácio Apostólico Vaticano para a oração do Ângelus com os fiéis e os peregrinos congregados na Praça de São Pedro, o Papa assegurou que ainda que não se encontre ali fisicamente, seguirá «com viva participação o extraordinário acontecimento».
O encontro, explicou, «se desenvolverá em três momentos: em primeiro lugar, o Congresso Teológico-Pastoral, no qual se aprofundará no tema, também mediante o intercâmbio de experiências significativas; depois, o momento de beleza e de testemunho, que fará emergir a beleza de encontrar-se entre as famílias de todas as partes do mundo, unidas pela mesma fé e o mesmo compromisso; e, finalmente, a solene Celebração Eucarística, como ação de graças ao Senhor pelos dons do matrimônio, da família e da vida».
Ainda que estará representado pelo secretário de Estado Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, o Papa afirmou que estará presente «acompanhando com a oração e intervindo em vídeo-conferência».
Convidou os presentes a implorar sobre este importante encontro mundial das famílias as graças divinas e confiou a Nossa Senhora sua «maternal intercessão».
O Papa se deteve a considerar a relação do tema eleito para o encontro, «A família, formadora dos valores humanos e cristãos», com a responsabilidade adquirida pelos pais ao batizar seus filhos, de educá-los na fé.
O batismo, afirmou o Papa, é um «grande presente» e uma «grande alegria», mas também uma «grande responsabilidade».
«Os pais, de fato, junto com os padrinhos, devem educar seus filhos segundo o Evangelho», recordou.
CIDADE DO VATICANO, domingo, 11 de janeiro de 2009 (ZENIT.org)
|