leigos.pt


Comissão
Secretariado
Associações
Família
Juventude
Ensino Superior
Contactos

 

 
Notícias
Documentos
 
Sydney 2008
Semana da Vida
Jornadas Nacionais Pastoral Familiar
Vaticano
Conselho Pontífício para os Leigos
Conselho Pontifício para a Família
Agência Ecclesia
Anuário


XIX JORNADAS NACIONAIS DA PASTORAL FAMILIAR
Fátima, 19/20/21 Outubro 2007
Centro Pastoral Paulo VI

 

 

Workshop 5
 A Intervenção Política da Família

 

Assunção Cristas
Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

 

 

 

I – Intervenção inicial (max.45m; 15m troca de impressões)

Sumário: Introdução: o cristão no seu meio, toda a comunidade como o nosso próximo 1. O empenhamento político, partidário ou não. 2. Necessidade de formar a consciência da importância na vida política do país (necessidade de educar para a cidadania e para a intervenção política). 3. Política de família em Portugal: que rumo?

II – Trabalho de discussão em grupo: lançar pistas para reflexão/textos (45m)

Intervalo (15m)

III – Partilha das discussões em grupo (30m)

IV – Redacção das conclusões (com a participação de um elemento de cada grupo) e leitura final das conclusões (30m)

 


Nota Curricular

Assunção Cristas nasceu em Luanda em 1974 é casada e mãe de três filhos. Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa (1997). É Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou, na especialidade de Direito Privado, em Janeiro de 2005. É advogada, não em exercício.

Para além da actividade docente, é autora de vários textos jurídicos e participante frequente em colóquios e seminários na área do direito. Na Faculdade de Direito de Universidade Nova de Lisboa é coordenadora da Unidade de Mediação e acompanhamento de Conflitos de Consumo (UMAC), membro do Conselho Directivo do Centro de Investigação de Direito e Sociedade (CEDIS) e do Conselho Directivo do Laboratório de Resolução Alternativa de Litígios. É membro de associações internacionais na área do direito e de redes de investigação europeias.

Foi Directora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça (actual Direcção-Geral de Política da Justiça) entre Novembro de 2002 e Outubro de 2005. Sensivelmente no mesmo período foi Vogal do Conselho Superior de Estatística e Presidente Eleita da Secção Permanente do Segredo Estatístico do Conselho Superior de Estatística. Foi Adjunta da Ministra da Justiça do XV Governo Constitucional (2002).

Colaborou com o CeUC (pastoral universitária) entre 1997 e 2002. Pertenceu às Equipas de Jovens de Nossa Senhora e faz parte das Equipas de Nossa Senhora desde 1999.

Participou na campanha do referendo relativo ao aborto em 1998 e mais activamente em em 2007. Neste âmbito foi mandatária do Movimento de Jovens Universitários “Diz Que Não”, foi autora do “Blogue do Não” e colaboradora do site “Assim Não”.

Actualmente é membro da Comissão Política Nacional do CDS-PP e coordena o grupo de missão deste partido sobre políticas de apoio à natalidade.   

 

Outubro de 2007

 

 

Comissão Episcopal do Laicado e Família da Conferência Episcopal Portuguesa.
Autorizada a reprodução dos conteúdos.